top of page

Projeto de Educação Infantil - Escola Infantil APITO

O projeto tem como objetivo oferecer um serviço de educação infantil, a primeira fase da educação fundamental, inclusiva e de forma integral, priorizando a qualidade no processo de aprendizagem e ensino com base nos princípios éticos e humanísticos além da participação coletiva, social e democrática. O principal objeto para a realização destes objetivos dentro do espaço de atuação da instituição, é a Escola Infantil APITO, um projeto mantido pela Associação Paulo Tonucci.

A Escola Infantil, de vertente comunitária, foi fundada em 1999 e é uma das percursoras no município de Camaçari a ofertar educação integral para crianças de três a cinco anos. A proposta pedagógica norteadora da Escola Infantil apoia-se nos pressupostos da educação inclusiva e sociointeracionista, onde se acredita que para a transformação da criança é essencial a vivência em sociedade. Dentro dessa proposta, o conhecimento é construído de forma progressiva e nesse âmbito o professor age como condutor, mediador e estimulador da criança ao aprendizado e não como detentor ou transmissor de conhecimento, acreditando assim que a escola é um espaço que possibilita constante interação, troca de conhecimento, investigação, desenvolvimento da criatividade e conquista da autonomia. A proposta pedagógica está baseada nestas concepções e em concórdia com os documentos legais para educação infantil no Brasil, buscando cotidianamente desenvolver um trabalho de qualidade e respeito às dimensões curriculares no sentido de conceber e ofertar uma pedagogia pautada nos aspectos socioafetivos, de corporeidade, cognitivos e culturais, vivificando assim os princípios dos quatro pilares para educação do século XXI: Conhecer, Fazer, Conviver e Ser.

A Escola possui uma área total de 2040 m² e uma área construída de 664 m², distribuída em diferentes espaços pedagógicos: área verde com jardim e algumas árvores, como o pau-brasil e a árvore Camaçari, quatro salas de aula, horta escolar, biblioteca, brinquedoteca, ateliê, cozinha, refeitório e quiosque cultural onde acontecem os eventos escolares e onde são desenvolvidas ações permanentes pelo Projeto de Educação Infantil. No quadro de atividades realizadas dentro do projeto escola estão:

Oficinas Interativas: As oficinas acontecem no turno oposto das atividades regulares, sendo estas um instrumento de interação entre crianças, educadores, familiares e parceiros, buscando um sentimento de comunidade e pertencimento entre todos da escola. Cada oficina tem por objetivo ampliar o currículo escolar por meio de situações práticas e necessárias ao desenvolvimento e à aprendizagem dos educandos conforme as exigências dos referenciais Curriculares Nacionais para Educação e Infantil e da Lei de Diretrizes e Bases 9394/ e demais abordagens previstas na proposta curricular anual. Nessa perspectiva, são oferecidas as seguintes oficinas: Artes plásticas e visuais, Música, Psicomotricidade, Brincadeiras e Jogos Cooperativos, Teatro, Dança, Expressão Corporal, Primeiros Passos na Arte Culinária e Oficina de Italiano.

Ateliês: Os ateliês têm por objetivos oportunizar aos educandos momentos de criatividade, ampliação das linguagens e auto expressão, onde eles são autores do seu processo de aprender, exercendo autonomia e escolha, cabendo aos educadores a observação e acompanhamento do desenvolvimento das competências e da conquista de cada educando.

Biblioteca Escolar: Incentivar o gosto e as práticas de leituras através da contação de histórias, da organização e cuidados com o acervo do ambiente da biblioteca escolar.

Jardim e Horta escolar: Tem como objetivo oportunizar às crianças o convívio prático com a natureza de modo a conhecer e reconhecer o espaço da escola como um meio ambiente necessário de ser cuidado, apreciado e explorado como um contexto de trocas e vivências ambientais e socioculturais.

Formação das Famílias: Promover a formação das famílias em temas diversos, orientação à educação dos filhos, além de ampliar os vínculos e a parceria escola-família-comunidade.

Projeto Crescer Juntos - Intercâmbio Brasil Itália: Fortalecer o intercâmbio entre Brasil e Itália ampliando conhecimentos e partilhando sonhos e o nosso modo de viver com os amigos parceiros da Itália, proporcionando a troca entre as crianças da escola Collodi (Itália) e as crianças da Escola Infantil Apito (Brasil) no intuito de conhecer e entender mais sobre a cultura de cada escola e referidos países.

Ações Especiais Desenvolvidas pelo Projeto de Educação Infantil

Aniversário da Escola: Compartilhar a história da Escola Infantil através do entendimento das crianças e celebrar a cada ano o aniversário da Associação Paulo Tonucci.

Caminhada da Paz: Evento realizado anualmente durante os festejos do aniversário da Associação, visando oportunizar à comunidade escolar e do entorno a reflexão sobre a importância da Paz para cidade, para o Brasil e para o mundo, partindo das nossas ações e na compreensão de que a paz precisa estar dentro de cada um de nós.

Rua de Recreio: Evento realizado anualmente na rua ao lado da escola, visando proporcionar às crianças e suas famílias momento de interação, entretenimento e aprendizagens coletivas, através da promoção de diversas brincadeiras infantis e da mostra pedagógica da escola.

bottom of page