top of page

NOSSA HISTÓRIA

Em agosto de 1998 a Escola Infantil APITO abriu suas portas a 100 crianças oriundas dos bairros periféricos da cidade de Camaçari. Com a abertura oficial da Escola, nossa Associação registrou suas atas de fundação, confirmando e assumindo o compromisso de seu serviço à Comunidade local.

A ASSOCIAÇÃO PAULO TONUCCI – APITO, surgiu para dar continuidade à ação e legado de Pe. Paulo e teve suas origens e apoio da ABSTC. O grupo das mulheres voluntárias ganhou mais força e deu início ao FAMI-APITO iniciando um serviço de acompanhamento, visitas domiciliares, orientações às famílias carentes das periferias de Camaçari. Amigos italianos, sensibilizados por esta situação dramática e querendo homenagear a memoria de Pe. Paulo, decidiram apoiar os ‘irmãos camaçarienses’ com gestos concretos de solidariedade e partilha aderindo aos projetos “ÁGATA ESMERALDA’ (apadrinhamento de crianças) e ‘ARCO-IRIS’ (apadrinhamento de famílias) que garantiam uma ajuda mensal para cada família para despesas com remédios, alimentação, material escolar etc. Com o passar do tempo, as mulheres do FAMI constataram que a ajuda recebida pelas famílias servia para resolver alguns problemas de sobrevivência, mas, por outro lado, criava uma nova dependência que pouco ajudava ao crescimento e melhoramento de uma situação de ignorância e miséria. De acordo com as famílias assistidas, foi decidido investir os recursos dos Projetos em programas educativos. Iniciou-se então a construção do ‘Centro Cultural para a Infância‘ para garantir escola infantil e reforço escolar.

Para ajudar na construção, manutenção e gestão do CENTRO surgiu a ASSOCIAÇÃO PAULO TONUCCI - APITO que em sua missão garante a continuidade e fidelidade ao legado de Pe. Paulo. Ele sempre acreditou que “A INSTRUÇÃO ELEVA AS PESSOAS, ALARGA OS HORIZONTES, TRANSFORMA O FUTURO DOS PAÍSES POBRES, CORTA OS FIOS DA DEPENDÊNCIA E FAZ OS HOMENS LIVRES”.

bottom of page