top of page

CADERNOS

A Associação Paulo Tonucci foi criada sob inspiração da história de vida do padre italiano que escolheu o Brasil como sua pátria e viveu com e para nossa gente. Paulo Tonucci conhecia as comunidades, visitava seus moradores e vivenciava experiências de sofrimento, mas também de solidariedade.

Suas “andanças” pelo mundo são contadas em vários livros, textos, artigos, imagens e desenhos que reconstroem a memória das lutas sociais a partir do olhar de homens e mulheres protagonistas de uma história de resistência, sobretudo, no período da ditadura militar no Brasil, iniciado na década de 60 até meados dos anos 80.

O acervo de fotografias é um dos mais ricos e retrata os lugares por andava Paulo Tonucci. Os textos - mediados por desenhos à mão livre - explicam, de forma simples, a complexidade da conjuntura dos anos de ditadura quando Paulo, sabiamente, partilhava elementos políticos, econômicos, sociais e religiosos para reflexão com as classes populares.  

A Associação Paulo Tonucci coloca o registro dessa trajetória à disposição dos ativistas, pesquisadores, professores, mulheres e homens que desejam conhecer nossa história, contada por alguém implicado na defesa dos direitos humanos. Que o carisma, a compaixão e a atuação de Paulo Tonucci sejam inspiração para todos e todas nós que lutamos por um país justo, democrático e solidário.

bottom of page