top of page

Projeto de Organização de Grupos de Mulheres

As Oficinas de Artesanato promovidas pela Associação Paulo Tonucci têm como objetivo articular as mães dos educandos da Escola Infantil, mantida pela Associação, e as mulheres moradoras do bairro dos 46, em Camaçari-Bahia, de modo a propiciar um espaço de troca de experiência por meio da convivência nas oficinas e fortalecer as iniciativas econômicas e solidárias, com perspectiva de geração de renda, a partir da confecção de peças artesanais de costura em feltro, bijuterias e pintura. Os materiais usados nas oficinas, em parte, são reciclados, contribuindo para a sustentabilidade ambiental. As peças produzidas são comercializadas em feiras e eventos promovidos pela Associação e pelos parceiros, aumentando, assim, a renda das famílias.

Oficina de pintura: Na oficina de pintura, são produzidos quadros, peças para decoração e customização de garrafas de vidro, madeira, tecido e cascas de coco, usando as técnicas de textura, colagem e pintura acrílica.

Oficina de confecção de bijuterias: As Bijuterias têm se consolidado como adereços de uso por mulheres e homens. A cultura baiana, de matriz africana e indígena, potencializa o uso de colares, pulseiras, presilhas, bolsas, anéis, que completam a vestimenta. Por isso, a oficina de bijuteria é bastante concorrida, nela são confeccionadas peças a partir da reciclagem de casca de coco, cápsulas de café, contas e sementes. 

Oficina de costura em feltro: A costura em feltro é uma técnica simples que aproveita pequenos pedaços de tecido para confeccionar chaveiros, almofadas e diversos itens com temas variados. Essas peças são largamente utilizadas nas festas natalinas para decorar a casa de forma alegre, colorida e criativa!

bottom of page